segunda-feira, 2 de março de 2015

Sobre o Medo

Todos sentimos medo. Em algum momento da da vida que seja, cada um de nós já experimentou essa sensação desconfortável que gruda nossos pés no chão ou nos faz correr com forças que nem sabíamos que tínhamos.

Fato é que o medo pode ser útil ou não, dependendo da forma como o encaramos. Ao final das contas, veremos que não é o medo que trás consequências boas ou ruins para nós, mas sim a maneira como lidamos com ele. O medo não é o contrário de coragem, muito menos é a coragem o atributo daquele que não teme.

Medo e coragem coexistem de modo que um sem o outro se torna coisa sem sentido.
O medo talvez tenha sido criado para que nunca descubramos que podemos voar. Ou para que sejamos sempre obedientes e disciplinados. Ou ainda para que passemos por essa existência sem viver. ão quero dizer que ele não tenha sua utilidade, mas que devemos encarar nossos medos como encaramos um vidro de vinagre. Sabemos que que ele precisa ser dosado cuidadosamente de modo que não estrague nosso paladar.

Ausência de medo talvez nos faça correr riscos desnecessários e isso poderá ser ruim.
Excesso de medo talvez nos faça não correr risco algum e isso será com certeza ruim.
Talvez um dos piores medos seja o medo da incerteza.
Buscamos a certeza das coisas e a segurança do mundo a todo momento.
Passamos a vida toda tentando prever o futuro ou explicar porque o presente não é igual ao que tínhamos previsto quando ainda era passado.
De fato, a única certeza que temos nessa vida é que morreremos, mas dessa certeza todos fugimos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário